drone Jogos Olímpicos

Drones na Segurança Pública

Posted by on / 0 Comments

O Brasil atingiu a marca recorde de 59.627 mil homicídios em 2014. A média de 29,1 para cada grupo de 100 mil habitantes também é a maior já registrada na história do país. A segurança pública é e sempre será de grande importância para todos. Para proteger a população de assaltos, violência urbana, ameaças terroristas e na identificação de crimes e pontos de tráfico, o apoio aéreo realizado com Drones se apresenta como uma vantagem decisiva no combate à violência pública. Os drones apresentam uma alternativa mais eficiente ao helicópteros, mais segura, mais rápida e bem mais econômica.

Uma grande vantagem da tecnologia dos drones é a facilidade com que podem ser operados. Após um curso de oito horas em média, com aulas teóricas e práticas, é possível operar um RPA com segurança seguindo todas as regras da ANAC.

Utilizando sensores embarcados os drones podem ser adaptados a qualquer situação. Por exemplo, com um sensor detector de metais pode ser feita uma varredura em uma multidão e identificar alguém armado. Também pode ser muito útil no registro da cena de um acidente de trânsito, facilitando a elaboração de relatórios.

As opções para aplicação da tecnologia dos drones na segurança pública são inúmeras e podemos citar as principais como, operações contra saqueadores, Monitoramento costeiro, Vigilância de atividades, Proteção contra escavações ilegais, Combate a incêndios florestais, Monitorando de inundações, tempestades e furacões, Monitoramento e medição de acidentes nucleares, Monitoramento de trânsito, Vigilância e Monitoramento perimetral, Controle de fronteira, Controle da incineração de resíduos, Proteção contra os tumultos, Monitoramento de represas, Monitorando de deslizamentos de terra, Monitorando acidentes de trem, Busca por pessoas desaparecidas, Vigilância costeira, Operações antiterroristas, Proteção de construções históricas, Rede de comunicação de emergência, Monitoramento de catástrofes, e acidentes de avião, Operações contra a pirataria, Controle de manifestações hostis, Proteção do patrimônio público, Acompanhamento de cúpulas internacionais e Inspeções de cenas de incêndio.